Pessoal, eu vinha procurando um fluxo líquido porém mais consistente que os no clean transparente que são vendidos por aí.
Aproveitando uma ideía que o Silvano me deu, decidi experimentar com o fluxo Kingbo RMA 218 e, para felicidade geral da nação, deu muito certo! A idéia é misturar o fluxo resinoso que utilizamos para soldagem dos BGAs com um solvente.
Primeiro você vai precisar de um recipiente como este:
Tem aqui por menos de 3 Reais: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
A parte mais chata é colocar o fluxo dentro do potinho:
Depois complete com álcool isopropílico e misture bem. Eu devia ter tentado diluir o fluxo em um pote separado e depois jogar no recipiente. hehehe... Mas tudo bem...
O resultado é um líquido leitoso (misture de acordo com seu gosto, mais ou menos consistente). O interessante é que como foi misturado apenas álcool, assim que o ferro de solda encosta ele evapora totalmente, ficando somente o fluxo, que todos já sabemos é de excelente qualidade. Nos testes que fiz não ouve perda da qualidade do fluxo.
Limpei a área deste BGA com a mistura:
Achei até mais fácil a limpeza depois da soldagem mas percebi que não é por conta da "diluição" do fluxo, é porque com ele pastoso acabamos passando mais do que o necessário. Com o líquido apenas algumas gotas já são suficiente para um boa soldagem ou limpeza da solda velha.
Esta garrafinha é muito boa, não vaza e, mesmo sem a tampa de proteção tipo agulha que vem, o líquido não evapora.
Primeiro você encaixa a tampinha interna, depois a agulha e depois a tampa de cima que fixa tudo no lugar:
Com apenas um pouco do fluxo pastoso enchi a garrafinha (50 ml) e pelo visto vai durar bastante.
Esta mistura é para uso em soldagem SMD, em soldagem BGA é recomendado que continuem usando o resinoso puro.
Boa soldagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário