terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TIPOS DE CORTE E SOLDA

Solda é um termo genérico aplicado à união de peças metálicas, por diversos processos, tendo como princípio transformar as superfícies de união em estado pastoso ou líquido, utilizando calor ou pressão, ou ambos os sistemas simultaneamente.
                    As três fontes diretas de calor mais comuns são as seguintes:
a) Chama, produzida pela combustão de um gás combustível com ar ou oxigênio.
b) Arco elétrico, produzido entre um eletrodo e as peças a soldar, ou entre dois eletrodos.
c) Resistência elétrica oferecida pela passagem de corrente entre duas ou mais peças a soldar.
 
TIPOS DE CORTE E SOLDA
        Processos com Emprego de Eletricidade
                 a) Solda a arco: Emprega o arco elétrico como fonte de calor para a fusão e união dos metais. O arco se forma entre os metais a soldar e um eletrodo se move ao longo da união a ser executada ou permanece fixo, movendo-se a peça sob o mesmo.
                    b)Solda por resistência : O calor para a fusão é gerado por resistência a passagem de uma corrente pelas peças a soldar. Geralmente é empregadapara unir duas lâminas de metal sobrepostas. Os eletrodos conduzem a corrente através das lâminas, as quais sãorigidamente presas, para que sejam assegurados um bom contato e pressão suficientes para manter o metal fundido na união.
                   c) Solda a ponto : O calor é gerado por uma resistência a passagem de corrente e por arcos formados na superfície entre as peças a soldar. Uma vez alcançada a temperatura adequada, as peças se unem bruscamente provocando a expulsão de metal, gerando quantidade considerável de fagulhas.
                  d) Solda por escória condutora : Emprega uma escória condutora fundida, para proteger a
solda e para fundir as bordas do metal de base e do metal de adição.
               O processo tem início quando arco funde a escória e préaquece a peça, pois a escória sólida não é condutora. Após o início do processo não há necessidade do arco, tendo em vista que a resistência à passagem de corrente através da escória fundida gera o calor necessário para sustentar o
processo.
e) Corte por arco :O corte é feito através de um arco formado entre o eletrodo e o metal de base, produzindo sua fusão.
               Esperamos que assim vocês possam tirar algumas dúvidas nestes processos apresentados.

domingo, 11 de dezembro de 2011

SOLDAGEM

      A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação. A tabela abaixo lista algumas das principais vantagens e desvantagens dos processos de soldagem.

Vantagens
Desvantagens
  1. Juntas de integridade e eficiência elevadas
  1. Grande variedade de processos
  1. Aplicável a diversos materiais
  1. Operação manual ou automática
  1. Pode ser altamente portátil
  1. Juntas podem ser isentas de vazamentos
  1. Custo, em geral, razoável
  1. Junta não apresenta problemas de perda de aperto.
  1. Não pode ser desmontada
  1. Pode afetar microestrutura e propriedades das partes
  1. Pode causar distorções e tensões residuais
  1. Requer considerável habilidade do operador
  1. Pode exigir operações auxiliares de elevado custo e duração (ex.: tratamentos térmicos)
  1. Estrutura resultante é monolítica e pode ser sensível a falha total

 
 
Algumas definições usuais para soldagem são:
  • "Processo de junção de metais por fusão". (Deve-se ressaltar que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão).
  • "Operação que visa obter a união de duas ou mais peças , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".
  • "Processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre as peças que estão sendo unidas, de ligações químicas de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais."
Idealmente, a soldagem ocorre pela aproximação das superfícies das peças a uma distância suficientemente curta para a criação de ligações químicas entre os seus átomos (figura 1). Este efeito pode ser observado, por exemplo, quando dois pedaços de gelo são colocados em contato. Para outros materiais, a soldagem não ocorre tão facilmente pois a aproximação das superfícies a distâncias suficientes para a criação de ligações químicas entre os seus átomos é dificultada pela rugosidade microscópica e camadas de óxido, umidade, gordura, poeira e outros contaminantes existentes em toda superfície metálica.